Top 25



PARCEIROS DRAGSATDIGITAL


   

* Radio





Musica atual: Carregando ...
Titulo da Transmissão:
Taxa de Bits:
Status do Servidor:
Status do AutoDJ:
Fonte Conectada.:
Tempo da Estação:
Playlist atual:
Info. Música: - -
Foto do album:


Autor Tópico: Rio subterrâneo de 6.000 Kms descoberto abaixo do Amazonas  (Lida 162 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Peters

  • Moderador Global
  • *****
  • Mensagens: 7508
  • Reputation Power: 161
  • Peters is awe-inspiring!Peters is awe-inspiring!Peters is awe-inspiring!Peters is awe-inspiring!Peters is awe-inspiring!Peters is awe-inspiring!Peters is awe-inspiring!Peters is awe-inspiring!Peters is awe-inspiring!Peters is awe-inspiring!Peters is awe-inspiring!Peters is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
Investigadores brasileiros descobriram indícios da existência de um rio subterrâneo de mais de seis mil quilómetros de extensão, que corre abaixo do rio Amazonas, no Brasil, segundo informa o Observatório Nacional.

 A descoberta, que faz parte de um trabalho de doutoramento realizado na instituição, foi feita a partir da análise das temperaturas de 241 poços profundos perfurados pela Petrobras, nas décadas de 1970 e 1980.

 “A partir dos resultados obtidos, foi possível identificar a movimentação das águas subterrâneas em profundidades de até 4.000 metros nesta região”, explica, em comunicado, a instituição responsável pela investigação.

 O curso de água subterrâneo encontrado possui um percurso similar ao do rio Amazonas, e corre a um fluxo de 3 mil metros cúbicos por segundo.

 Essas características, segundo o professor orientador da investigação, Valiya Hamza, são semelhantes às de um rio subterrâneo. Em sua homenagem os investigadores decidiram baptizar a nova descoberta de “Rio Hamza”.

 O estudo abrange as áreas das bacias sedimentares dos rios Acre, Solimões, Amazonas, Marajó e Barreirinhas, todos com leitos nas regiões norte e nordeste do Brasil.

O rio Amazonas é considerado o segundo rio mais extenso do mundo e o de maior fluxo de água por vazão. A nascente deste rio está localizada no sul do Peru, mas a maior parte do leito corre em território brasileiro, no estado do Amazonas.



DD



 


* .FACEBOOK