Top 25

Autor Tópico: Sugestões para criar e memorizar "passwords" seguras  (Lida 925 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Julho 19, 2012, 09:12:30 am

Sotnas

  • Administrador

  • Online
  • *****

  • 17154
  • Reputation:
    35408
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sugestões para criar e memorizar "passwords" seguras
« em: Julho 19, 2012, 09:12:30 am »
Cada vez nos são pedidas mais "passwords", que devem ser seguras para evitar que sejamos vítimas de roubo de identidade ou fraude. No entanto ainda há muitos utilizadores que recorrem a palavras-chave óbvias e pouco seguras.

Hoje em dia é comum precisarmos de várias "passwords" para acedermos a serviços online ou a redes sociais. Muitos cedem à tentação de usar a mesma password em vários sites ou escolhem palavras-chave demasiado óbvias.

Após uma recente quebra na segurança de "passwords" na Yahoo, o jornalista Declan McCullagh descobriu que muitos usavam a própria palavra "password", sendo ainda mais elevado o número de pessoas que usavam a sequência "123456".

Para ajudar os utilizadores a protegerem-se online, aqui ficam algumas sugestões dadas pelo blogue de tecnologia do Huffington Post:

Escolher palavras-chave fortes

A escolha de uma "password" que seja difícil de adivinhar, e que seja alterada periodicamente é uma das melhores formas para qualquer utilizador se proteger.

Não é fácil criar palavras-chave elaboradas para diferentes sites e, sobretudo, é complicado memorizar as novas "passwords" constantemente. Mas há técnicas que ajudam, como o uso de frases, sejam estas completas ou abreviadas.

Por exemplo: "O meu carro é vermelho", que pode ser abreviado com as iniciais de cada palavra, ficando "Omcev". Ainda melhor é a inclusão de números e símbolos, assim como o uso de maiúsculas e minúsculas.

Não usar a mesma "password" em todos os sites

Há um elevado número de utilizadores que repetem as suas "passwords" em vários sites, o que facilita a tarefa de quem se dedica a entrar nas contas alheias. Por exemplo, um hacker que consiga a "password" de um site pode ter a ideia de a testar noutro.

Um dos truques possíveis é associar uma parte da password ao site em questão, como usar "go" nas contas do Google, por exemplo.

Ter cuidados extra com sites financeiros

A palavra passe usada em sites financeiros deve ser ainda mais difícil de quebrar do que a dos restantes sites a que acedemos, com o uso de frases que tenham símbolos e números que não tenham significado para mais ninguém.

Utilizar gestores de palavras-passe

Há programas e serviços de armazenamento online, como o RoboForm e o LastPass, que podem gerar "passwords" e memorizá-las. Ambos requerem o uso de palavras-passe, embora possam ser acedidos sem "pass" ou permitam que esta fique memorizada no computador.

No entanto estas duas últimas opções só devem ser escolhidas se mais ninguém tiver acesso ao computador do utilizador.




JN

 


* .