Top 25

Autor Tópico: Estação de Santa Maria monitoriza pela primeira vez colocação de satélites  (Lida 251 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Novembro 19, 2016, 07:49:25 pm

f423

  • Moderador

  • Online
  • *****

  • 8940
  • Reputation:
    23266
A Estação da Agência Espacial Europeia (ESA) na ilha de Santa Maria, Açores, monitorizou "com sucesso", pela primeira vez, a colocação em órbita de quatro satélites da constelação Galileu, através do foguetão Ariane, lançado em Kourou, na Guiana Francesa.

“Pela primeira vez, o foguetão Ariane foi adaptado para colocar em órbita quatro satélites da constelação Galileu, acelerando assim a sua operacionalidade”, declarou hoje à agência Lusa o diretor de operações em Santa Maria da Empresa de Serviços e Desenvolvimento de Software (Edisoft), Ricardo Conde, que acompanhou a missão.

O engenheiro referiu que a missão, na quinta-feira, “foi um sucesso”, tendo sido “assegurados todos os objetivos” e com “elevadas performances”.

Ricardo Conde explicou que existem quatro estações de cobertura dos foguetões espaciais desde a Guiana Francesa até à Austrália, sendo a de Santa Maria uma das intermédias e posicionada no que se designa como “fase crítica”.

“Trata-se de uma fase em que sobre a nossa visibilidade vemos a extinção do estágio dos motores do Ariane. É um momento crítico, em que a estação de Santa Maria desempenha um papel extremamente importante no desenrolar da missão”, disse.

Ricardo Conde considerou que a equipa de Santa Maria “está, de alguma forma, rotinada” para estes lançamentos e para a missão que suporta, tendo salvaguardado, contudo, que esta foi uma missão “extremamente importante” para a Europa.

Segundo a Edisoft, a anteceder esta missão houve na estação da ESA em Santa Maria um período de testes em conjunto com as restantes estações.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já felicitou, entretanto, a empresa Edisoft e a estação da ESA em Santa Maria.

"O lançamento foi efetuado com êxito em Kourou, na Guiana Francesa. Esta empresa tecnológica nas áreas da Defesa e Aeroespacial e o arquipélago dos Açores estão de parabéns, porque Portugal afirma o seu papel como centro geoestratégico espacial e porque o referido foguetão leva abordo tecnologia nacional", disse Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem de felicitações.

"Nada se faz sem ambição, foco, competência, inovação, paixão e trabalho de equipa. Por isso, temos motivos para celebrar este êxito, ao ser colocado, de novo, Portugal no 'mapa espacial'”, referiu.

A estação da Edisoft ou Santa Maria Ground Station é a estação responsável pela operação e gestão da estação Europeia “ESA Tracking Station”.

A estação vai ser ampliada na sequência de acordos assinados em setembro, contemplando a prorrogação por 12 meses da permanência da atual estação de rastreio de satélites, a transferência de uma antena da ESA da Austrália para os Açores, a par do compromisso da construção da base desta antena pelo executivo açoriano.



DD

 


* .