Dragsatdigital

Diversão Dragsatdigital => Culinária => Receitas Vegetarianas => Tópico iniciado por: Sotnas em Outubro 09, 2010, 09:56:28 am

Título: Esparguete com soja
Enviado por: Sotnas em Outubro 09, 2010, 09:56:28 am
Ingredientes:

Esparguete q.b.
Soja (grossa) q.b.
Especiarias (pimenta, oregãos, pimentão doce...)
Cebola
Vinho branco
Azeite
Molho inglês
Sal q.b.
Molho de tomate
Piripiri
Açúcar


Preparação:

Deixar a soja amolecer durante cerca de meia hora em água quente ou uma hora em água normal (quanto mais tempo estiver dentro de água, melhor). A água deverá ser temperada com um bocadinho de sal e várias especiarias. Aqui coloquei um misto de oregãos e pimentão doce para além do sal.
Estalar a cebola com o azeite numa frigideira. O lume deve estar sempre brando (o grande segredo é deixar marinar o maior tempo possível os ingredientes, para que tenham tempo de se envolver todos). Colocar a soja já amolecida e acrescentar molho de tomate.
Quando levantar fervura, junta-se o vinho branco. Acrescentar também uma porção de molho inglês e uma malagueta (ou piripiri). Ir mexendo sempre.
Numa panela à parte, colocar o esparguete a cozer com um bocadinho de sal. Pode acrescentar também um bocadinho de azeite.
Sempre que o molho estiver a desaparecer na frigideira da soja, acrescente bocadinhos pequenos de água e vá provando. Caso sinta que precisa de um bocadinho mais de vinho pode acrescentar, mas tenha cuidado para não ficar demasiado ácido. O molho deve ficar envolvido, não deve ficar seco nem demasiado liquido (no caso de ter ficado líquido demais, pode juntar um bocadinho de Maizena para molhos para ajudar a engrossar).
Quando a soja e o molho estiverem bem cozinhados, polvilhar com um bocadinho de açúcar - para quebrar a acidez do tomate - e mexer bem.
Quando a massa estiver cozida, escorra, sirva no prato, com a soja por cima.