Top 25

Autor Tópico: Esta noite pode ver em direto o lançamento de um satélite europeu  (Lida 265 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Junho 22, 2015, 08:30:18 pm

f423

  • Moderador

  • Offline
  • *****

  • 8879
  • Reputation:
    23117
Se puder/quiser ficar acordado até tarde esta madrugada pode acompanhar o lançamento de um novo satélite europeu. O Sentinel-2A faz parte da missão Copernicus e leva tecnologia portuguesa a bordo.

A missão, conduzida pela Agência Espacial Europeia está no terreno desde o ano passado, quando foi lançada a primeira Sentinela. O reforço mantém o objetivo, que está centrado na recolha de informação relacionada com o ambiente.

O Copernicus é um programa de monitorização que vai observar zonas florestais, zonas aquáticas, evolução dos solos e desastres naturais, para perceber o impacto das alterações registadas, devido a alterações climáticas ou outras.

O programa continuará no terreno até 2020 e nos próximos anos serão lançados ainda outros quatro satélites para reforçar a rede de monitorização. O lançamento desta segunda Sentinela acontece entre as 02h30 e as 04h30 desta madrugada, mas a transmissão em direto só tem início às 03h30. Acontece na Guiana Francesa.

No site pode recolher outros detalhes sobre o projeto, que também tem marca portuguesa. A tecnologia da Critical Software assegura os sistemas de bordo dos satélites.



Tek

 


* .