Top 25

Autor Tópico: Galileo: O “GPS da Europa” já está em funcionamento  (Lida 172 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Sotnas

  • Administrador
  • *****
  • Mensagens: 15689
  • Reputation Power: 321
  • Sotnas is awe-inspiring!Sotnas is awe-inspiring!Sotnas is awe-inspiring!Sotnas is awe-inspiring!Sotnas is awe-inspiring!Sotnas is awe-inspiring!Sotnas is awe-inspiring!Sotnas is awe-inspiring!Sotnas is awe-inspiring!Sotnas is awe-inspiring!Sotnas is awe-inspiring!Sotnas is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
Galileo: O “GPS da Europa” já está em funcionamento
« em: Dezembro 16, 2016, 07:56:49 pm »
Entrou hoje em funcionamento o novo sistema europeu de localização por satélite, o Galileo. O sistema tem actualmente 18 satélites mas em 2020 serão 30 a operar, o que fará deste sistema de navegação por satélite o mais preciso do mundo.

Os satélites encontram-se em órbita geoestacionária a 23.222 km de altitude.

O dia de hoje ficará certamente marcado na história da europa, isto porque entrou em funcionamento oficial a rede de satélites do Galileo. Ao contrário do sistema norte-americano GPS e o russo GLONASS, que são controlados por militares, o Galileo será controlado a nível civil. Além disso o “GPS europeu”  promete uma geolocalização dez vezes mais precisa, comparativamente ao GPS ou ao GLONASS o que significa que, quanto toda a rede de satélites Galileo estiver operacional o sistema conseguirá indicar qualquer posição na terra com um desvio máximo de um metro.

Quem pagar pelo serviço poderá ter acesso a medições ainda mais precisas.

Actualmente a rede é constituída por 18 satélites mas em 2017 serão colocados em órbita mais quatro satélites e em 2018 mais quatro. O Galileo usa os mais precisos relógios atómicos – quatro em cada satélite – alguma vez usados para funções de geolocalização.

Segundo o Publico, no arranque das operações, o Galileu garante “operações de busca e salvamento de emergência, serviços de navegação mais exactos para telefones inteligentes (smartphones) preparados para o Galileu ou para sistemas de navegação nos automóveis, melhor sincronização temporal para infra-estruturas críticas e serviços completamente encriptados para autoridades públicas”.

Em termos de smartphones, o BQ Aquaris X5 Plus é o primeiro smartphone europeu a oferecer o sistema de navegação Galileo.

A partir de 2018, todos os carros vendidos na Europa terão acesso à rede de satélites Galileo para navegação e chamadas de emergência. O “GPS europeu” foi um projecto lançado em 1999 pela União Europeia mas só em 2020 estará totalmente completo. O total de investimento ronda os dez mil milhões de euros.



pplware

 


* .